Grupo internacional sugere em artigo científico que pode haver vida nas nuvens de Vênus.

O OUTRO VIZINHO
Um grupo internacional de cientistas quer expandir a busca por vida extraterrestre para o inóspito planeta Vênus. Em artigo publicado na última sexta (30) no periódico Astrobiology, eles sugerem que as nuvens venusianas seriam um habitat bem confortável para certos tipos de bactéria.

MÃO NA MASSA
O trabalho foi liderado por Limaye Sanjay, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, e membro da equipe científica da missão japonesa Akatsuki, que está neste momento em órbita de Vênus.

BAFO VENUSIANO
É difícil imaginar um lugar mais inóspito que o planeta vizinho. Embora Vênus tenha mais ou menos o mesmo tamanho e seja feito das mesmas rochas que o nosso mundo, sua atmosfera de dióxido de carbono é 90 vezes mais densa e a superfície é mantida a esterilizantes 460° C pelo efeito estufa.

MISTÉRIO DA ATMOSFERA
Ocorre que, nas nuvens, entre 40 e 60 km de altitude, o ambiente é bem diferente. A pressão atmosférica é suave, parecida com a da Terra ao nível do mar, as temperaturas ficam ao redor de 60° C, e o mais intrigante: há uma substância desconhecida que flutua de forma dinâmica na atmosfera e que absorve luz ultravioleta, mas ninguém sabe o que é.

ÁCIDO
De acordo com os pesquisadores, a ideia é que possam ser bactérias que vivem nas nuvens, em pequenas gotículas de água misturadas ao ácido clorídrico presente na atmosfera venusiana. Na Terra, há micróbios que não se incomodariam em nada com um ambiente assim.

COMO TESTAR
A hipótese é que a vida pode ter se formado em Vênus num passado oceânico, para então se adaptar a uma existência nas nuvens, depois que a superfície do planeta ressecou. Mas, para testar a ideia, o único jeito seria enviar uma sonda com os instrumentos certos para estudar a atmosfera diretamente — o que ainda não está nos planos de ninguém.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here