Grupo encontra exoplaneta do tipo Júpiter mais próximo, a 12 anos-luz do Sistema Solar.

LOGO ALI
Uma descoberta muito interessante vem de Epsilon Indi, uma das estrelas vizinhas mais próximas do Sistema Solar, a pouco menos de 12 anos-luz daqui. Um novo estudo confirma que ela tem um planeta gigante gasoso numa órbita afastada da estrela. Seria o exoplaneta do tipo Júpiter mais próximo já detectado.

TRÊS EM UM
Epsilon Indi, na verdade, é um sistema trinário, ou seja, composto por três astros principais. Epsilon Indi A é uma estrela do tipo K, com 76% da massa do Sol. Ao redor dela, numa órbita bem distante (cerca de 1.500 unidades astronômicas), há duas anãs marrons, Epsilon Indi Ba e Epsilon Indi Bb.

QUASE LÁ
Anãs marrons são basicamente estrelas “abortadas” — astros que, em sua formação, não conseguiram reunir gás suficiente para “acender”. Estão a meio caminho entre planetas gigantes gasosos e estrelas puro-sangue.

NO BAMBOLEIO

O sistema ficou ainda mais interessante, contudo, com a análise de uma longa série de dados sobre o movimento de Epsilon Indi A, as chamadas medidas de velocidade radial. Elas indicam o bamboleio que a estrela executa conforme é suavemente puxada para lá e para cá pela gravidade de planetas ao redor.

SUPERJÚPITER
A observação confirmou que Epsilon Indi A também deve ter ao seu redor um planeta gigante com 2,5 a 5 vezes a massa de Júpiter e uma órbita quase perfeitamente circular a 13 unidades astronômicas do astro principal.

ESPAÇO PARA TERRAS
O achado “fornece um caso de referência para nosso entendimento da formação de gigantes gasosos e anãs marrons”, dizem Fabo Feng e seus colegas da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, em artigo submetido ao periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”. Eles destacam também a possibilidade de que o sistema abrigue planetas menores, do tipo Terra, na zona habitável da estrela.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here