A Uber enviou nessa quinta-feira (12) um comunicado aos usuários sobre o vazamento de dados em 2016. Segundo o especialistas ligados à empresa, foram obtidos nome, e-mail e telefone celular associado à conta. A empresa não divulga número oficiais, mas estima-se que 196 mil brasileiros foram afetados.





A preocupação maior era sobre a segurança dos dados bancários cadastrados pelos usuários. A Uber não constatou que números de cartões e de contas foram obtidas por criminosos virtuais. O histórico de viagens também não teria sido violado.


O caso do ataque veio a público em 2017, quando foi revelado que hackers teriam recebido US$ 100 mil para encobrir o roubo de dados de 57 milhões de pessoas, entre usuários e motoristas. 


No começo deste ano, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou que a Uber informasse aos usuários brasileiros sobre a constatação da falha de segurança da plataforma.


Leia a íntegra do comunicado enviado pela Uber:


Como você sabe, a Uber descobriu um incidente de segurança que ocorreu em 2016. Tratamos deste tema com muita seriedade e trabalhamos com uma empresa especialista terceirizada para entender o impacto do ocorrido. Não identificamos nenhuma fraude ou uso indevido relacionado ao incidente, mas queremos garantir que você tenha conhecimento do que ocorreu, já que envolve informações suas.


Para a quase totalidade dos usuários e motoristas-parceiros afetados, a informação exposta incluiu nome, endereço de e-mail e telefone celular associado à sua conta antes ou durante 2016. Em alguns casos, a informação exposta também incluiu dados coletados ou criados para usuários pela Uber, como os números internos de identificação. Nossos especialistas externos não identificaram nenhum indício de download de históricos de locais de viagens, números de cartões de crédito, números de contas bancárias ou datas de nascimento.


Você pode estar certo de que quando o incidente ocorreu, nós tomamos todas as medidas imediatas para proteger os dados, impedir qualquer acesso futuro não autorizado e aumentar nossa segurança de informação. Nenhum usuário específico precisa tomar qualquer medida. No entanto, estamos monitorando sua conta para proteção adicional contra fraudes. Não há ação alguma requerida no seu lado, mas encorajamos nossos usuários a regularmente verificar se há qualquer questão com suas contas. Este e-mail está sendo enviado apenas para seu conhecimento.


A Uber se desculpa pelo incidente. Nós temos orgulho em representar da melhor forma possível os interesses de nossos usuários e motoristas-parceiros no Brasil e estamos comprometidos em manter a integridade e segurança de sua informação pessoal.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here