O Twitter mudará a cara da rede social para mostrar os principais lances das partidas da Copa do Mundo de 2018 e o que as pessoas estão falando a respeito dos jogos. Algumas das mudanças, anunciadas nesta quarta-feira (13), vão durar além do término do campeonato, como o envio de notificações para smartphone sobre acontecimentos do momento que estejam inflamando os debates entre usuários do microblog.

“Esportes são um grande campo e um dos assuntos que fazem as pessoas entrarem no Twitter”, afirma ao G1 Keith Coleman, vice-presidente para produtos do Twitter.

A Copa do Mundo vai ser o evento de estreia da nova forma do Twitter de mostrar os conteúdos publicados. Se, até agora, o foco da exibição foi o formato (fotos, vídeos ou transmissões), daqui para frente, o microblog passará a listar os posts conforme o assunto tratado.

Durante o maior torneio de futebol do mundo, isso será feito de duas formas. Na primeira delas, assim que acessar a área “Explorar”, o usuário verá um bloco de informação sobre a Copa. A nova página reunirá os “Momentos” criados pela equipe do Twitter e uma trilha de mensagens com todos os tuítes sobre o evento.

A segunda ação ocorrerá apenas durante os jogos. A rede social colocará no topo um carrossel com informações sobre cada partida, como:

  • Placar em tempo real;
  • Todas as mensagens que tratarem do jogo;
  • Moments sobre principais lances do jogo, incluindo vídeos dos melhores momentos, fotos, GIFs.

“A gente está fazendo um esforço para combinar a curadoria humana do conteúdo com a captura de interesses via algoritmo”, afirma Leornardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para América Latina.

Outra particularidade desse bloco é que ele será mostrado apenas para os usuários do Twitter que gostarem de futebol.

“Temos uma maneira super sofisticada de descobrir isso. Desde quando as pessoas entram no Twitter, a gente faz uma série de perguntas para detalhar quais são os interesses delas, mas a gente leva em conta ainda as contas que ela segue, o que ele tuíta, as hashtags com que ela interage”, explica o executivo.

Durante a Copa do Mundo, o Twitter também passará a enviar notificações para os celulares de seus usuários avisando sobre algum evento que esteja acontecendo naquele momento e esteja gerando grande engajamento.

“Serão notificações como: o jogo começou, o jogo acabou, o Neymar pintou o cabelo de azul, teve uma briga na frente do estádio em moscou, houve uma manifestação LGBT por lá”, explica Stamillo.

“O que o Jack [Dorsey], nosso CEO, disse é que ele quer que o Twitter seja aquele passarinho no seu ombro, dizendo o que é importante e quanto você precisa saber”, comenta Coleman.

Ao abrir a notificação, o usuário será direcionado para a página especial da partida ou para a da Copa do Mundo.

No Brasil, tanto o carrossel e as notificações tratarão apenas sobre a Copa do Mundo. Nos Estados Unidos, no entanto, a rede social passará a testar esses recursos para todo tipo de evento. Apenas as pessoas que tiverem interesse naquele assunto verão esse bloco no topo do microblog e receberão o aviso em seus celulares.

“Estamos experimentando como e quando notificar as pessoas sobre coisas relevantes, mas não notificar sobre coisas que elas não vão ligar de jeito nenhum”, comenta Coleman.

Um exemplo de evento que poderia gerar uma página especial a ser mostrada em um carrossel no topo da rede social é a erupção do vulcão Kilauea, no Havaí. Neste caso, apenas moradores do local ou pessoas interessadas em catástrofes naturais veriam esse conteúdo.

O layout do Twitter vai mudar para acomodar as novidades. A aba “Explorar” vai passar a compilar tuítes por conteúdo e não mais com base no formato da mensagem. Essa é a ideia da empresa para reforçar a visão de que o Twitter é o lugar para acompanhar os grandes eventos do momento.

“Nós sabemos que hoje as pessoas vão ao Twitter para saber o que está acontecendo no mundo, como, no Casamento Real, quando as pessoas queriam saber o que estava sendo falado”, diz o vice-presidente do Twitter.

Por isso, a área “Explorar” vai separar os tuítes em categorias:

  • assuntos do momento;
  • para você (compilação de mensagens que coincidam com o interesse aos usuários);
  • notícias;
  • esportes;
  • diversão;
  • entretenimento.

Outra mudança será nos Moments. A compilação de conteúdo, produzida pelo próprio Twitter, será distribuída ao longo das novas categorias do Explorar.

“A gente não está pensando mais em formato, mas, sim, em temas”, diz Stamillo.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here