Estrela faz voo rasante por superburaco negro em 2018 e coloca à prova teoria de Einstein.

EINSTEIN À PROVA
Em meados deste ano, astrofísicos devem realizar um dos mais ambiciosos testes da teoria da relatividade geral. É, mais um. E tudo com a ajuda de uma estrela incauta e do buraco negro supermassivo que mora no coração da Via Láctea, a nossa galáxia.

DOS DOIS LADOS DO RINGUE
A estrela é conhecida apenas como S2, e tem umas 15 vezes mais massa que o Sol. Ele é conhecido como Sagitário A* e tem massa de pouco mais de 4 milhões de sóis. A primeira orbita ao redor do segundo a cada 15,5 anos, num trajeto alongado, e sua rota vai colocá-la novamente no ponto mais próximo do superburaco negro ao longo deste ano.

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
Órbita de algumas das estrelas mais próximas do centro galáctico, dentre elas a S0-2, ou simplesmente S2. (Crédito: UCLA)

ESTICA-LUZ
Nisso, ela permitirá o teste de um dos efeitos mais radicais da gravidade sobre a luz da estrela e então contrastá-lo com as previsões da relatividade geral. As equações de Einstein preveem que as ondas de luz, sob gravidade muito intensa, sobrem um esticamento, o chamado “avermelhamento gravitacional”.

SOZINHA
Os pesquisadores já estão ocupados se preparando para os testes. E recentemente tiraram da frente uma importante preocupação: a estrela S2 aparentemente é solteira.

SEM ZOEIRA
A notícia não veio de um site de fofocas, mas de um artigo publicado no Astrophysical Journal. Pesquisadores fizeram observações cuidadosas do astro para determinar que ele é solitário, o que é um fato importante aqui: fosse duplo, a presença do par poderia dificultar a interpretação do efeito relativístico além de qualquer ambiguidade.

AGORA VAI
Ainda existe possibilidade de S2 ter uma estrela companheira, mas ela com certeza tem menos de 1,6 massa solar, o que torna seus efeitos de perturbação desprezáveis. Então o cenário está preparado: a medição inédita colocará mais uma vez Einstein à prova. Até agora, por mais de cem anos, ele ganhou todas. Será que vai levar esta também?

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here