O sonho das viagens interplanetárias começa a ficar mais palpável. Ao seu estilo, Elon Musk apresentou no Twitter uma foto do protótipo de teste da nave espacial de alta capacidade em desenvolvimento pela SpaceX.

“Foguete Starship de voos de teste acabou de ser montado no sítio de lançamento da SpaceX no Texas”, escreveu Musk. “Esta é uma foto real, não uma ilustração.”

A primeira coisa que vem à mente é: “Uau! Musk e a SpaceX estão realmente fazendo isto!”

O projeto, com sua brilhante fuselagem de aço inoxidável, parece tirado diretamente de ilustrações de ficção científica dos anos 1950. Até Musk brinca com isso, ao dizer: “Tinha de ser tornado real.”

Trata-se de um veículo colossal que, se tudo correr bem, será usado para transportar pessoas e carga ponto a ponto na Terra, ou à Lua e mesmo a Marte. O protótipo não fará isso, mas servirá para testes em voos de baixa altitude.

”Este é para testes suborbitais de decolagem e pouso verticais. A versão orbital é mais alta, tem fuselagem mais espessa (não vai enrugar) e uma seção do nariz com uma curva suave”, complementa Musk. Em publicação anterior, ele ressaltou também outra diferença: a versão orbital terá janelas, para benefício de seus ocupantes.

A SpaceX espera iniciar os testes em voo em abril, segundo planos submetidos à FAA (agência federal de aviação americana). E mal posso esperar para ver essa belezura (que na verdade é só o protótipo do segundo estágio do sistema completo) ganhar os céus.

Ainda há um longo caminho até que aconteça o voo contratado pelo japonês Yusaku Maezawa, que dará uma volta ao redor da Lua acompanhado por 6 a 8 artistas a bordo da Starship. A data otimista (como sempre) de Musk para o passeio é 2023. Provavelmente vai atrasar. Mas parece que desta vez é para valer, pessoal. Apertem os cintos aí!

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

 





LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here