Um email com um convite falso para ser cliente do Nubank está circulando pela internet. O objetivo é atrair novas vítimas para roubar dados pessoais contidos no celular.


Segundo o Defesa Digital, especializado em detectar crimes na internet, criminosos usam uma identidade visual parecida com a do banco digital para convencer as pessoas da veracidade do email.


Por enquanto, somente usuários de celulares com sistema operacional Android estão vulneráveis ao golpe. 






O link enviado pelos golpistas direciona a pessoa para a página do aplicativo malicioso “Nubank Convidado”. Ao realizar a instalação, um vírus tem acesso aos contatos salvos na memória do celular.


Após o sistema ser infectado, o usuário passa a ser um propagador do golpe. São enviadas mensagens de texto e emails com o mesmo convite falso. Além disso, os dados do celular ficam desprotegidos e podem ser facilmente acessados por terceiros.


Em nota, o Nubank se posicionou sobre o golpe:


Esse tipo de atividade é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse.

Além disso, nós deixamos claro que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail. Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, email ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. É importante também reportar o email como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.


Veja também: Aprenda a identificar se uma promoção no WhatsApp é golpe 







DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here