A demonstração mais impactante da apresentação do Google I/O, conferência anual de lançamentos da empresa nesta terça-feira (8), foi o Google Duplex, que funciona como uma secretária-robô para os usuários.

Com a tecnologia, o Assistente vai poder fazer ligações para marcar um corte de cabelo ou agendar uma reserva no restaurante. Na conversa, o robô imita uma conversa espontânea, dizendo “hmmm” ou “ahh, entendi”.

Segundo Lilian Rincón, diretora de produtos encarregada do Assistente, ainda não está decidido se ele vai avisar que é um robô ou se fingir de humano nessas interações.

“Se você atende o telefone e alguém diz ‘aqui é um robô do Google’, você desligaria?”, questiona Rincón. “É algo que precisamos decidir ainda, mas sempre vamos dizer que é o assistente de alguém.”

A ideia é usar o telefone só quando não é possível fazer o contato pela internet. A chamada será iniciada de um telefone do Google, não do usuário do Assistente. “Se o restaurante tiver um serviço de reserva online, não vamos ligar.”

A princípio, todas as chamadas serão iniciadas pelos usuários, mas as informações obtidas com a ligação (que horas fecha o salão de beleza, por exemplo) podem ser usadas de forma pública, para atualizar os dados do estabelecimento no Maps.

“Queremos ter muita certeza de que estamos acertando o tom dessas conversas”, diz Rincón. “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.” Veja abaixo a demonstração (em inglês).

 


Ainda não há uma data de lançamento para o novo recurso. O Assistente está disponível em português desde o ano passado, mas o Google Home, que possibilita a integração com a casa conectada via assistente de voz, não chegou ao Brasil.

A jornalista viajou a convite do Google



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here