Como tem sido frequente neste ano, em todas as datas comemorativas surgem golpes temáticos para roubar dados pessoais e invadir o sistema de smartphones. Desta vez, a isca usada pelos hackers é a distribuição de um kit de perfume da Boticário para o Dia dos Namorados.


De acordo com o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, mais de 40 mil pessoas receberam esse tipo de mensagem em apenas 24 horas.


O link malicioso vem acompanhado do seguinte texto:


“Olá, a Glamourlove está dando essa semana em comemoração ao Dia dos Namorados kits de perfume. Eu acabei de pegar o meu. Basta acessar.”


Ao clicar no link, a pessoa é direcionada para um questionário falso contendo três perguntas. 


-Você gostaria de ganhar um kit masculino ou feminino?


-O kit é para uso próprio ou presente para o namorado(a)?


-Você indicaria nossa promoção para amigos ou familiares?







Independentemente das respostas, a pessoa é induzida a compartilhar a falsa promoção com 30 pessoas ou grupos no WhatsApp para então receber o presente. É dessa maneira que esse tipo de golpe ganha alcance entre as pessoas.


Em seguida, é exibida uma página para o download de um vírus, um programa que pode roubar as informações salvas no celular. Essa tela pode inclusive conter alguns comentários falsos de usuários para tentar dar credibilidade. 







Desconfie de promoções pelo WhatsApp mesmo que uma pessoa conhecida tenha enviado e nunca compartilhe o link para que outras pessoas não sejam vítimas do golpe. 


Desde o começo deste ano, já circularam pelo WhatsApp golpes da Páscoa, do saque do FGTS, do Dia das Mães e também do programa federal Bolsa Família.


Veja também: 


Aprenda a identificar se uma promoção no WhatsApp é golpe










DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here