Os golpes no WhatsApp estão cada vez mais comuns e afetam milhares de pessoas. A estratégia para atrair novas vítimas é sempre a mesma, fazer a pessoa clicar em links que prometem prêmios, brindes e outras vantagens. Desta vez, o tema escolhido pelos criminosos é o Bolsa Família e liberação de um saque no valor de R$ 954. 


Segundo dados do DFDR Lab, laboratório da PSsafe especializado em cibercrimes, em apenas 24 horas mais de 600 mil pessoas clicaram na mensagem e tiveram os smartphones infectados por programas maliciosos. 



Os criminosos buscam convencer que a mensagem enviada é verdadeira com o uso de uma imagem do cartão do Bolsa Família e um link falso do Governo Federal. Ao clicar, a pessoa é direcionada para uma página na qual deve responder as seguintes questões: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”


Independentemente das respostas, uma nova página é aberta e é solicitado o compartilhamento da mensagem com outros 10 contatos ou 10 grupos do WhtasApp para ter acesso ao benefício.


Após os compartilhamentos, o usuário é direcionado a uma página falsa de cadastro que induz a vítima ao download de aplicativos maliciosos. É assim que o smartphone é infectado por vírus e a pessoa fica vulnerável a cibercrimes e a prejuízos financeiros.


A maneira mais fácil de não cair nesse tipo de golpe é desconfiar de mensagens enviadas pelo WhatsApp. Se o conteúdo parecer falso, não clique no link e não compartilhe com ninguém.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here