A rede social mais usada no mundo tem sido alvo de críticas por causa da maneira que os dados dos seus usuários são usados. O armazenamento das informações relacionadas as preferências do internauta pode servir para melhorar a experiência de uso no Facebook, mas também pode expor as informações pessoais para terceiros. Já está disponível um recurso que simplifica a verificação daquilo que os usuários compartilham com a rede social. Além dessa opção, os usuários do navegador de internet Mozilla Firefox contam com um complemento isola a identidade virtual do usuário com o resto da internet, confira. 

 

Sobre a extensão

 

O “Facebook Container” é um complemento, disponível nesse link (aqui), que impede o uso das informações do usuário com outros sites na rede; não é o mesmo que a funcionalidade de navegação anônima presente nos principais navegadores. Esse recurso bloqueia qualquer tipo de atividade externa que utilize as informações pessoais para que seja apresentada algum tipo de publicidade segmentada na linha de tempo. A extensão atua sobre os arquivos temporários (cookies) que contém as preferências do usuário – esse tipo de arquivo é rastreado por serviços online durante a navegação. Quando a extensão é instalada no navegador, ela se encarrega de remover automaticamente todos os “cookies” que seriam usados externamente, evitando que informações pessoais sejam associadas endereços fora do Facebook. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O uso “Facebook Container” aumenta a privacidade durante a navegação, porém não impede que os dados pessoais salvos no perfil dos usuários sejam disponibilizados pelo Facebook através da integração com aplicativos de terceiros como o que ocorreu no escândalo envolvendo a Cambridge Analytica. O compartilhamento desse tipo de informações diz respeito a politica de privacidade seguida pela rede social, por isso é importante revisar quais informações pessoais estão salvas no perfil.

 

Imagens: Divulgação/Mozilla Firefox e Reprodução/G1



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here