O Facebook armazenou registros de chamadas e mensagens enviadas por SMS feitas por usuários da plataforma. A coleta de dados foi descoberta por usuários da rede social neste domingo (25), e confirmado pela empresa horas depois.


A descoberta coloca ainda mais na berlinda as políticas de privacidade do Facebook, que estão em cheque desde que fontes revelaram o vazamento de dados de mais de 50 milhões de usários da rede social para a empresa de consultoria eleitoral Cambridge Analytica.


Por enquanto, apenas usuários de Android tiveram suas informações coletadas. Ainda não há registros de casos envolvendo usuários de iPhone.


De acordo com o site de tecnologia The Verge, alguns usuários do Facebook resolveram levantar quais dos seus dados pessoais foram armazenados pela plataforma depois do escândalo envolvendo o uso de dados pela Cambridge Analytica.


Eles descobriram que as ligações feitas pelo smartphone e informações enviadas por SMS haviam sido armazenadas pelo Facebook. A comprovação foi possível porque a rede social permite que qualquer usuário faça um download dos dados armazenados pela empresa na plataforma.


No Twitter, usuários comentaram que a empresa armazenava esse tipo de informações há meses. “O Facebook tem informações sobre todas as chamadas que fiz no meu celular e dos textos que mandei no último ano”, publicou Mat Johnson.




Em outras publicações, usuários dizem que encontraram um padrão semelhante no registro do Facebook: a rede social monitorava e rastreava chamadas realizadas com contatos próximos, como membros da família.




O The Verge ainda afirmou que, apesar da Apple permitir que alguns aplicativos acessem esses dados, isso acontece de maneira limitada e que a maioria dos aplicativos para celulares da Apple — como o Facebook — não pode acessar histórico de chamadas ou mensagens de SMS.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here