Os astronautas quando estão na Estação Espacial Internacional precisam realizar atividade simples do cotidiano, mas em gravidade zero. 


Ter tudo flutuando ao redor pode ser muito divertido, mas pode ser um problema na hora de dormir, tomar banho e cortar o cabelo.


1) Dormir no espaço 


Descansar sem gravidade não é uma tarefa simples. Para não ficar flutuando, os astronautas usam um saco de dormir preso na parede da Estação Espacial para conseguir manter o corpo no lugar as 8 horas de sono. Todos da tripulação têm uma pequena cápsula para ter um pouco mais de privacidade.









2) Comida de astronauta


O principal desafio de enviar comida para o espaço é o peso. Esse é um dos motivos para os alimentos passarem por um processo de retirada da água, somente as frutas chegam aos astronautas frescas. 






3) Hora de comer


Como toda a comida enviada à Estação Espacial Internacional está desidratada, a tripulação precisa adicionar água quente aos pacotes. Em poucos minutos, a refeição está pronta para ser consumida.






Comer no espaço pode não ser fácil, mas pode ser bem divertido. Abocanhar um pudim flutuando bem em frente ao seu rosto é no mínimo inusitado.






4) Cortando o cabelo


Durante os meses que os astronautas estão na órbita da Terra, o cabelo cresce e pode ser preciso aparar. O astronauta Chris Cassidy mostrou como ele raspava a cabeça enquanto flutua pelo espaço. A principal diferença é um aspirador conectado à máquina para sugar cabelo cortado. 






5) Correr sem gravidade


Praticar exercícios na Estação Espacial é importante para reduzir a perda de massa muscular e óssea causada pela vida em gravidade zero. A astronauta Karen Nyberg mostrou como fazia para praticar corrida no espaço. Um colete preso ao chão com ganchos permite que ela use uma esteira e corra quase que normalmente.






6) Tomando banho


Lavar o cabelo exige um pouco de paciência já que a água não cai de um chuveiro e escorre até a ponta dos fios. No espaço, os astronautas usam uma garrafinha de água para molhar o cabelo e espalhar com as mãos por toda a cabeça. O xampu é aplicado da mesma maneira e espalhado com a ajuda de um pente. 






7) Lágrimas espaciais


As lagrimas não escorrem pelo rosto se a gravidade não puxar as gotas para baixo. Assim, ao chorar no espaço, seu rosto ficaria com uma bolsa da lagrimas acumulada. O astronauta Chris Hadfield simulou um choro e o resultado é muito diferente do esperado pela maioria das pessoas.






DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here