O laboratório de microrobotica da Universidade de Harvard desenvolveu um pequeno robô que imita os movimentos de uma barata. O protótipo é capaz de andar na terra, sobre a água e até embaixo da água, assim como um inseto de verdade.





As quatro patas do equipamento foram desenvolvidas para serem funcionais em situações adversas. O protótipo tem apenas 1,64 gramas, do tamanho de um clipes grande de papel. O tamanho reduzido e o baixo peso é o que permite tanta versatilidade.






“Está pesquisa demonstra que a microrobotica pode alavancar a física em pequena escala para executar funções desafiadoras para robôs grandes”, disse Kevin Chen, que faz pós-doutorado na Universidade de Harvard.


Uma característica peculiar da barata robô é a capacidade de quebrar a superfície da água com uma corrente elétrica e afundar. O próximo passo do projeto é desenvolver uma maneira do robozinho retornar da água para uma superfície firme sozinho, sem precisar de uma rampa. A inspiração desta vez poderá ser lagartixas ou algum mecanismo de salto.


Os resultados da pesquisa foram publicado no jornal científico Nature Communication.


Leia também:


Robô anda, pisca, fala e assusta por tamanha semelhança com humanos







DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here