Tive a sorte tremenda de poder mergulhar no estudo das mitologias nórdica e celta ao longo de 2016 e 2017 para escrever um livro sobre o tema, e um dos frutos inesperados desse trabalho foi descobrir que uma cena do filme “O Retorno do Rei” (da trilogia “O Senhor dos Anéis”) que sempre me intrigou na verdade foi, em grande parte, transplantada da mitologia da Escandinávia medieval para a tela grande pelo diretor neozelandês Peter Jackson. O novo vídeo do nosso canal do YouTube explica um pouco dessa história.

Estou falando do célebre discurso de Aragorn (Viggo Mortensen, o homem mais gato do Multiverso) diante do Portão Negro de Mordor, o império do mal de Sauron. Para quem ainda não assistiu a esse clássico do cinema de fantasia ou quer refrescar a memória, eis o que Aragorn diz:

“Pode chegar o dia quando a coragem dos homens falhe, quando abandonemos nossos amigos e quebremos todos os laços de fraternidade. Mas não será este o dia. Uma hora de lobos e escudos despedaçados, quando a era dos Homens venha abaixo! Mas não é este dia! Neste dia, nós lutamos!”

Agora, compare essa passagem com o seguinte trecho do “Voluspä”, ou “Profecia da Vidente”, texto da coletânea nórdica conhecida como “Edda Poético”. O “Voluspä” conta tanto a criação do mundo quanto o fim dos deuses e dos seres humanos, também conhecido como Ragnarok, que seria o equivalente escandinavo do Apocalipse:

“Era de machado, era de espada, escudos são quebrados; era de vento, era de lobos, antes que o mundo afunde; nenhum homem poupará o outro.”

Ponto para os criadores da trilogia por saberem aproveitar um dos textos mitológicos mais importantes da Europa para criar uma cena que não estava presente nos livros originais. J.R.R. Tolkien, autor dos livros e um grande fã dos textos em nórdico antigo, certamente aprovaria, em especial pela reviravolta esperançosa: Aragorn diz que a coragem humana é capaz de adiar o próprio Ragnarok.

E, pra quem quer saber mais sobre os mitos escandinavos e celtas, bem como sobre a influência deles sobre as mitologias literárias modernas, vale conferir meu livro, que está baratinho. 

———————

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica!

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here